Depoimentos

São José | SC | Brasil

Daniela e Thiago

(depoimento continua...)

Nossa história com Maeda e sua equipe teve como estopim o casamento de uma amiga nossa. No meio da festa, minha mãe comentou comigo e minha irmã: é o Lauro. Que Lauro mãe? Lauro Maeda, aquele que eu trabalhava na loja dos pais dele e ele estava sempre lá. Eu ajudava ele a fazer desenhos, e ele nunca falava palavrão. Quando estava bravo, apenas dizia: Elizabete, sua cabeça de mamão. E aí liguei uma coisa a outra. É claro! Aquela criança japonesa das fotos lá de casa!!!

Incentivamos a mãe a falar com ele, mas ela muito tímida não quis atrapalhar o trabalho para falar de algo que ele talvez nem lembrasse, pois era muito pequeno na época.

Depois que as fotos do casamento de nossa amiga foram disponibilizadas no site, nos deparamos com a beleza e naturalidade de cada imagem capturada pelo mestre e sua equipe. Um comentário que fizemos foi que não percebemos a presença de fotógrafos no dia do evento. Eles trabalhavam quase que imperceptíveis. E o resultado disto estava ali na nossa tela, toda a emoção do dia registrada nas imagens. Naquela época, não tínhamos casamento em mente, mas uma coisa era certeza: quem vai fazer os registros do nosso dia é Lauro Maeda. E mais do que isso. Preciso pelo menos mostrar a ele os registros que temos guardado lá em casa daquele menino super fofo.

Passou-se um tempo e tínhamos a nossa data de casamento. E o primeiro fornecedor que contatamos foi o fotógrafo. Fui até o estúdio e lá o primeiro contato foi fantástico. As imagens expostas nas paredes e com iluminação específica destacavam ainda mais o talento em capturar momentos e não apenas imagens. Fui muito bem recebida pela Déborah, de uma simpatia incrível. Logo depois conversei bastante com o Lauro sobre fotografias. Extremamente atencioso, um verdadeiro querido, me acolheu de braços abertos e com muito entusiasmo em mostrar ainda mais seu belo trabalho. Pude manusear alguns de seus álbuns impressos e o que mais me impressionou foi um álbum que retratava um casamento feito na Espanha. Neste álbum é nítido perceber que eu estava no local certo para o que eu queria para o meu casamento. Na Espanha o costume é a própria família enfeitar o local da festa, então é tudo muito simples. Entretanto, no olhar de um profissional excelente, o que menos importa é isto. Não importava se o enfeite da mesa era uma espécie de garrafa com apenas 1 rosa, ali naquelas imagens estavam os abraços, as emoções, as expressões... a vida retratada do jeito que foi vivida.

E aí tivemos a certeza de que a nossa escolha era exatamente esta. E ao final, revelei o que eu tinha em minha bolsa. Uma foto de Lauro Maeda com 4 anos, vestido de jeca para uma festa junina. Para mim um momento muito emocionante, pois vivi a vida inteira com aqueles retratos em casa, perguntando para minha mãe o que eram e ela contava várias histórias. E naquele momento estávamos unindo novamente essa história do passado e criando a possibilidade deste reencontro.

A partir daí ficou a expectativa para o grande dia. E no dia 10/10/2015 escrevemos mais uma parte de nossa história, sendo registrada pelo menino japonês que tanto fez parte de nossas vidas sem nem saber.

Parecia mágico aquele momento. A equipe fez de tudo para que de fato este dia ficasse registrado da melhor forma possível. São profissionais extremamente competentes, simpáticos, alegres e que desempenham seu trabalho com maestria. Pareciam parte do contexto todo, tornando-se também em meu evento praticamente imperceptíveis, tamanha discrição e para que conseguissem ao máximo extrair os sentimentos vividos para que posteriormente fossem colocados em um álbum.

Após o evento, recebemos com rapidez as fotos para escolha. E que difícil escolha!!!! Queríamos todas as fotos no nosso álbum. Cada momento, cada sentimento estava tudo ali para que pudéssemos ver e sentir tudo novamente. Feita a escolha, veio a expectativa para receber o álbum. Uma espera que valeu a pena. O álbum foi montado de uma maneira em que é possível para qualquer pessoa (inclusive quem não pôde comparecer ao casamento) vivenciar cada momento e seguir a trajetória do evento como se estivesse lá dentro daquela imagem. Fantástico! E todas as vezes que abrimos o álbum o sentimento se repete, é um verdadeiro túnel do tempo. E daqui para frente ficará o registro para que nossos futuros filhos, netos, bisnetos e etc. consigam sentir por meio das imagens toda a nossa felicidade deste dia. É um túnel do tempo que nos permitirá mostrar e reviver no futuro todos os sentimentos envolvidos neste passado. Será também uma ferramenta importante para lembrarmos o quanto de amor que tem envolvido entre e entre todos os amigos e familiares que compartilharam este momento conosco. Como é bom amar e perceber que também somos muito amados por todos que nos cercam. E o fotojornalismo registra exatamente isto, os sentimentos. É como se cada fotografia conversasse com você.

Na montagem do álbum eles possuem uma paciência de admirar. Ouvem com atenção cada sugestão que temos, cada detalhe e cada demanda que propomos e sempre estão dispostos a fazer as alterações necessárias para que fique o mais agradável possível. E nos guiam também quando estamos em dúvida.

Esta experiência ficou registrada em nossa memória como uma das mais agradáveis já vivenciadas. Nosso casamento foi inesquecível e nossa relação com Maeda e sua equipe estão registradas em nossa memória de maneira tal que quando lembramos é impossível não sorrir e não ter um sentimento de satisfação e gratidão.

Não nos cansaremos de agradecer nunca. Obrigada mais uma vez. E esperamos repetir esta experiência  maravilhosa novamente em outras oportunidades.

Daniela Cunha e Thiago Felipe